Mensagem de ano novo

De Coletivo Independente de Municipárias e Municipários de São Leopoldo

NOSSA MENSAGEM DE ANO NOVO

Atravessamos 2016 com muita resistência. Com exceção do magistério, o funcionalismo amargou o parcelamento do salário, formalizado pelo governo Moa-Daudt, PSDB-PMDB, com o nome de “modalidade parcelamento”. Já havíamos aguentado o atraso mensal com o nome de “modalidade escalonamento”. Resistimos ao assédio moral, às perseguições políticas e às más condições de trabalho. Em 2015 vencemos a batalha contra o reajuste ZERO e mostramos nossa capacidade de organização e luta.

Apesar de todos constrangimentos e precariedades nesse ano que passou, seguimos oferecendo à população os serviços públicos sob nossa responsabilidade com dedicação e respeito.

O novo governo chega afirmando que devolverá a cidade aos trabalhadores. Nós, desde já, dizemos que a cidade só pode ser dos trabalhadores quando os próprios trabalhadores a tomam para si. De nossa parte estaremos atentos e não esperamos benesses: lutaremos pelos nossos direitos de forma independente, como sempre fizemos. Em breve teremos dissídio e ainda muitas pautas específicas pendentes.

Para registrar um pequeno momento de 2016, publicamos algumas fotos de cartazes que distribuímos em serviços de saúde e de assistência social. Contamos com a participação ativa dos colegas que os colaram em local público, fomentando o debate entre funcionários públicos e população sobre o que está acontecendo e sobre a necessária defesa de nossos direitos. Um trabalho de formiguinha, buscando informar e fortalecer laços.

Infelizmente a PEC 55 foi aprovada e nosso salário de dezembro ainda não foi pago. Por isso, sem depositar esperanças a não ser em nós mesmos, servidoras e servidores, reforçamos a necessidade de permanecermos vigilantes e prontos para mais embates neste ano.

Desejamos um 2017 melhor e nos engajaremos para isso. Sabendo que os governos e empresários estão jogando a crise em cima das trabalhadoras e dos trabalhadores, desejamos que o ano seja novo também em nossa capacidade de organização e resistência aos ataques à saúde, educação e assistência social, à previdência, aos direitos trabalhistas.

Que o ano seja cheio de força, empatia, solidariedade e resistência!

Deixe um comentário