Senado aprova a Reforma do Ensino Médio

O senado aprovou ontem (08) a Medida Provisória que trata da Reforma do Ensino Médio. Por 43 votos a 13, a MP que junto com a PEC 241/55 foi pauta de reivindicação das centenas de ocupações de escolas e universidades em 2016 segue para sanção presidencial.

A toque de caixa, sem discussão alguma com os diretamente implicados e se utilizando de propaganda mentirosa que buscava convencer a população dos “benefícios” da reforma, o governo Michel Temer (PMDB) consegue garantir mais um de seus ataques contra os de baixo.

Com a reforma, o currículo é flexibilizado e dividido em uma parte de disciplinas obrigatórias (60%) e outra parte com disciplinas optativas (40%). Na prática, apenas Português e Matemática permanecem como obrigatórias. As demais, como Artes, Educação Física, Sociologia e Filosofia serão diluídas nas diferentes grades curriculares oferecidas pelos Estados ou dependerão da escolha individual de cada estudante.

A intenção da reforma também é instituir progressivamente o turno integral, aumentando a carga horária das atuais 800 horas anuais para 1.400 horas. Em um contexto de ajuste fiscal e corte de direitos sociais, o que vem pela frente são escolas como grandes depósitos da juventude em turno integral.

Além disso, a reforma permite que se contratem professores com “notório saber” para ministrar conteúdos que escapem de suas áreas de formação. Como esse “notório saber” será avaliado, ninguém sabe!

Sem rodeios, a reforma representa um ensino genérico, pobre e subordinado a uma “profissionalização” precária para os de baixo, enquanto os de cima mantém seus privilégios escolares e educacionais.

A Resistir!

Confira matéria sobre a aprovação da reforma no El País: http://brasil.elpais.com/…/…/politica/1481746019_681948.html

Comissão de comunicação da FAG

Foto: Protesto conta a reforma do ensino médio em São Paulo, Setembro. Rovena Rosa (Ag. Brasil)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s