O XII ELAOPA e a importância da resistência latino americana de base

Nos dias 11 e 12 de fevereiro aconteceu em Montevidéu o XII Encontro Latino Americano de Organizações Populares e Autônomas (ELAOPA). O encontro foi realizado no bonito bairro Cerro, na sede dos trabalhadores da Carne (FOICA). Não podemos deixar de mencionar que o Cerro foi e é um território de luta, que preserva uma importante memória histórica e que é uma referência nas peleias do povo uruguaio.

Com uma delegação de mais de 200 lutadores/as e dezenas de organizações sociais de base, representativas de países como Uruguai, Brasil, Chile, Colômbia, Venezuela, Argentina, França e Suíça, o encontro abrigou diferentes e importantes temas da nossa conjuntura atual. Na plenária de abertura abordamos a conjuntura e a situação das classes oprimidas nos distintos países da America Latina. Após, nos organizamos por comissões temáticas, como Gênero-etnia-sexualidade, Sindical e mundo do trabalho, Territorial-comunitária, Estudantil-Educação e Direitos Humanos. Também realizamos uma instância para coordenar e fortalecer o trabalho militante daqueles e daquelas com vínculos na luta agrária, indígena e camponesa. As comissões foram o espaço para que as organizações de base pudessem socializar suas experiências nos últimos anos e construir uma perspectiva comum para as mobilizações que nos esperam. O encontro também firmou moções de apoios e campanhas de solidariedade, assim como um calendário de lutas comum.

Em resumo, o ELAOPA foi o momento de reforçar a construção latino americana de um Povo Forte, organizando o disperso e articulando desde a base lutas e mobilizações para dar freio ao ajuste e a repressão que nos impõem os de cima.

Somente com resistência, solidariedade de classe e independência é possível forjar sujeitos de mudança em meio a esta podridão que é o Capitalismo.

Pela construção de um Povo Forte!

Nem ajuste, nem repressão!

Pela imediata liberdade do Rafael Braga!

Solidariedade aos militantes do Bloco de Lutas de Porto Alegre, criminalizados por lutar.

Solidariedade aos militantes sindicais de Cachoeirinha que estão sofrendo processos e perseguições!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s